Informe-se

O que é necessário para projetar um escapamento ou catalisador?

Gabarito do conjunto de escapamentos.
Em uma peça do sistema de exaustão o gabarito se dá pela perfeição do roteiro na parte inferior do veículo.
Quanto melhor for o gabarito mais rápido e seguro será o serviço de reparação dos escapamentos ou catalisador, além de proporcionar maior durabilidade a todo o sistema de escapamento.

Atenuar o nível de ruído do motor

O escapamento deve diminuir a velocidade do fluxo de gases resultantes da combustão. Por meio de tubos perfurados e câmaras que ao longo do Sistema comprimem e expandem o volume de gases, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei.

Manter a taxa de contra-pressão dos gases

A taxa de contra pressão é uma especificação da montadora e única para cada modelo de automóvel. Controlar e manter a taxa de contra-pressão é fundamental para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.

O que fazer quando o carro apresentar excesso de ruído?

Dirigir-se imediatamente a um centro automotivo ou loja do ramo para um diagnóstico do sistema de exaustão e avaliar se o conjunto de escapamentos está avariado.

Quando fazer a substituição do escapamento?

Quando notar alterações no nível de ruído do veículo vindo do escapamento, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escapamentos.

Qual a causa dos vazamentos de gases nos escapamentos?

Quando há vazamentos de gases o escapamento já se rompeu e ocorre um desvio do fluxo de gases, afetando o nível de ruído (sopro), assim como o consumo do veículo através da alteração da taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Somente com a troca do elemento danificado se resolve o problema.

Quais são as causas mais comuns da vibração da carroceria?

Normalmente quando ocorre vibração no chassi do veículo, ela é proveniente do contato do escapamento com a estrutura da carroceria, ou seja, escapamentos mal instalados ou com defeito de roteiro. Neste caso, é necessária a substituição ou o realinhamento do elemento envolvido.

O que provoca a quebra do escapamento ou do tubo do motor?

As quebras ocorrem basicamente em função de pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins sobrecarregando os demais suportes e a instalação incorreta (instalação tensionada).

Por que ocorre o aquecimento do assoalho do carro?

Nos casos mais críticos de transmissão de calor pelo escapamento, as montadoras já instalam no assoalho do veículo um defletor de calor que funciona como uma barreira de proteção ao assoalho.
Em diversos casos esta barreira não é suficiente para a função e por isso alguns escapamentos também são fabricados com defletor de calor.

O que fazer quando ocorre a quebra de suportes, abraçadeiras e coxins?